• Prefeitura inaugura obras de infraestrutura urbana do Bairro Maravilha em Bangu e Campo Grande
Publicado em 21/01/2024 - 18:13  |  Atualizado em 22/01/2024 - 14:59
Rua urbanizada após receber os serviços do programa Bairro Maravilha. Foto: Arquivo

A secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, inaugurou as obras de urbanização e infraestrutura do programa Bairro Maravilha na Vila Catiri, em Bangu, na Zona Oeste, neste domingo, 21/01. Nove ruas da localidade receberam pavimentação, calçamento e saneamento básico, com fornecimento de rede de água potável e esgoto, além de drenagem de águas pluviais. Foram contempladas com as melhorias as ruas da Solidão, projetadas A, B, C, D, E, F e outros dois logradouros ainda sem nome. A praça da Vila Catiri também ganhou a construção de um parquinho infantil com jardim, implementação de Academia da Terceira Idade (ATI) e a reforma de uma quadra poliesportiva. A área total beneficiada foi de 12,6 mil metros quadrados. Os investimentos da Prefeitura do Rio ultrapassaram R$ 7 milhões.

Em seguida, a secretária Jessick Trairi foi até Campo Grande, onde entregou mais duas obras do programa Bairro Maravilha. No Loteamento Bosque dos Caboclos, 10 endereços foram recuperados, em uma área de 12 mil metros quadrados. Outro local contemplado foi o da Estrada Rio-SP, no nº 3.943, que urbanizou outras cinco ruas além da via principal. Mais de 8,6 mil metros quadrados de área pública foram revitalizados. Nestes locais, a Prefeitura do Rio fez implantação de rede de drenagem de águas pluviais, saneamento, instalação de rede de água potável, calçamento e pavimentação. Somadas, as obras custaram R$ 8,5 milhões.

Conjunto Maravilha: Rio-Urbe conclui reforma do IAPI Padre Miguel

Os 61 prédios do Conjunto Habitacional IAPI Padre Miguel foram entregues aos moradores reformados neste domingo, 20/01, pelo presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga. As obras foram realizadas pelo programa Conjunto Maravilha. Foram feitos reparo do emboço e pintura dos muros e das fachadas dos blocos habitacionais, pintura dos portões e gradis, revisão dos telhados e recuperação pontual da estrutura do IAPI. Os reservatórios superiores ganharam impermeabilização e limpeza, o campo de futebol e o parquinho infantil que atendem os moradores foram revitalizados e uma Academia de Terceira Idade foi construída no local. As obras custaram R$ 25,3 milhões.

Programa da Rio-Urbe responsável por reformar os conjuntos habitacionais do Rio de Janeiro que sofrem com a falta de conservação, o Conjunto Maravilha está revitalizando 68 unidades habitacionais da cidade, nas zonas Norte e Oeste. Cinquenta e seis já foram entregues recuperados para a população durante a atual gestão. Os prédios recebem reparo no emboço, pintura nos muros, fachadas, portões e gradis, revisão nos telhados e recuperação estrutural, quando necessário. Os reservatórios de água que abastecem os apartamentos também ganham impermeabilização e limpeza. Com os cuidados, a Prefeitura entrega mais qualidade de vida aos moradores e o orgulho de uma moradia mais digna.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por elaborar e executar as grandes obras do município. Dentro do seu escopo também há responsabilidade de construção e manutenção de viadutos, pontes e túneis da cidade.

MISSÃO

Desenvolver e implementar ações que garantam a eficiência da infraestrutura pública e da mobilidade urbana da cidade, visando melhoria na qualidade de vida de cariocas e turistas que visitam o Rio. A Secretaria é composta por outros órgãos que zelam pela infraestrutura da cidade, são eles: Rio-Urbe, Geo-Rio e Rioluz.

ENDEREÇO

Rua Afonso Cavalcanti, 455, 9º andar – Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110