Parque Piedade ganha forma

Publicado em 08/04/2024 - 12:49  |  Atualizado em 08/04/2024 - 13:39

O Parque Piedade terá 18 mil metros quadrados e incluirá cachoeira artificial, praça molhada e horta urbana, além de arborização. O equipamento ocupa a área do antigo campus da Universidade Gama Filho, abandonado após a falência da instituição em 2014. O objetivo do poder público é levar mais oportunidades de lazer e cultura para os moradores do bairro e revitalizar a região, gerando oportunidades de emprego e renda. Os investimentos da Prefeitura do Rio com a obra, iniciada em setembro de 2023, são de cerca de R$ 58 milhões, e o prazo para a conclusão das obras é de 15 meses.

O projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura prevê áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional, em parceria com a Fecomércio RJ. Um espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol serão construídos para os frequentadores. Além disso, contará com pista de skate, parque infantil, uma área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.

O parque também vai abrigar o Memorial Piedade, para lembrar a história do Colégio Piedade e da faculdade Gama Filho, que funcionavam no local. A estrutura terá três salas grandes, administração, três banheiros e varanda.

O complexo tem como inspiração o Parque Madureira. Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.

Campo de Futebol

Pista de Skate