Prefeitura do Rio trabalha no desassoreamento do Rio Acari, na Zona Norte

• Prefeitura do Rio trabalha no desassoreamento do Rio Acari, na Zona Norte
Publicado em 08/11/2022 - 09:49  |  Atualizado em 09/11/2022 - 12:07
O prazo dos serviços de limpeza do Rio Acari é de 10 meses - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, ente vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, trabalha na limpeza e no desassoreamento do Rio Acari, que é um dos principais rios da Zona Norte. O investimento é de R$ 8,7 milhões.

Os bairros de Acari, Barros Filho, Fazenda Botafogo e Honório Gurgel serão beneficiados diretamente com os serviços executados por cinco escavadeiras hidráulicas, entre a Avenida Pastor Martin Luther King e a Estrada João Paulo.

– A limpeza do Rio Acari é importante para esses bairros, principalmente para Fazenda Botafogo e Barros Filho, que registram enchentes recorrentes em pontos críticos, às margens do rio. A limpeza do canal melhora o escoamento da água da chuva na região – explica o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

A ação de desassoreamento do Rio Acari é uma das várias intervenções planejadas, há meses, pela Fundação Rio-Águas, em conjunto com a Subprefeitura da Zona Norte. A finalidade é diminuir as consequências sociais causadas pelas chuvas na cidade.

– Após chuvas fortes, vi de perto o quanto as famílias sofrem com as perdas causadas pelas enchentes. É muito importante esse trabalho para dar mais dignidade às pessoas – afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Os trabalhos abrangem uma extensão de 3.210 metros de canal. Ao todo, é estimada a retirada de mais de 200 mil toneladas de material do leito do rio, que representam mais de oito mil caminhões basculantes cheios. Até o momento, já foram retirados mais de 330 caminhões do canal. O prazo dos serviços é de 10 meses.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por elaborar e executar as grandes obras do município. Dentro do seu escopo também há responsabilidade de construção e manutenção de viadutos, pontes e túneis da cidade.

MISSÃO

Desenvolver e implementar ações que garantam a eficiência da infraestrutura pública e da mobilidade urbana da cidade, visando melhoria na qualidade de vida de cariocas e turistas que visitam o Rio. A Secretaria é composta por outros órgãos que zelam pela infraestrutura da cidade, são eles: Rio-Urbe, Geo-Rio e Rioluz.

ENDEREÇO

Rua Afonso Cavalcanti, 455, 9º andar – Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110