• Programa Bairro Maravilha está presente em 97 localidades das zonas Norte e Oeste
Publicado em 09/10/2023 - 11:59  |  Atualizado em 30/01/2024 - 16:07
Obra concluída no Bairro Maravilha Pau D'alho

Programa de urbanização e infraestrutura da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Bairro Maravilha está sendo implementado em 97 localidades das zonas Norte e Oeste da cidade, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. O investimento na iniciativa ultrapassa R$ 991 milhões. As ruas recebem drenagem para melhorar a capacidade de escoamento da água da chuva, saneamento básico, rede de água potável e pavimentação, com construção de calçadas. O objetivo é tirar da degradação áreas até então esquecidas pelo poder público, garantindo mais qualidade de vida à população.

A Zona Oeste é a região com mais frentes de trabalho do Bairro Maravilha. Estão sendo investidos mais de R$ 716 milhões na reurbanização de estradas, ruas e avenidas, para o benefício de cerca de 300 mil moradores, em 82 diferentes localidades. Até o fim das ações, quase mil ruas serão requalificadas, em uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados. Cerca de 300 quilômetros de vias serão urbanizadas, o equivalente a pouco mais de sete Maracanãs – uma distância, em quilômetros, do Rio de Janeiro a Taubaté, município localizado no interior de São Paulo. Santa Cruz, Campo Grande e Bangu lideram o ranking de investimentos.

Obras avançam pela cidade

A última entrega ocorreu em janeiro de 2024 na Muzema, no Itanhangá. Ao todo, sete logradouros foram revitalizados com os serviços de infraestrutura urbana, entre eles a Estrada de Jacarepaguá e a Avenida Engenheiro Souza Filho, nos sentidos Barra da Tijuca e Rio das Pedras, os retornos 1 e 2 e a Rua João Carlos. A área total beneficiada foi de 13,9 mil metros quadrados. Desde o início da atual gestão, são 23 inaugurações, em localidades como as comunidades Colina dos Pássaros, Village dos Mouras e Novo Palmares. Em 2022, também foram entregues obras no Recreio dos Bandeirantes, em Paciência e na Vila Kennedy. Além de logradouros completamente reestruturados, houve instalação de praça com academia ao ar livre para adultos e pessoas da terceira idade, quadras de esportes e parquinho infantil.

Outra entrega bastante comemorada pela população local ocorreu na Rua Fernão de Magalhães, em Campo Grande. A via foi pavimentada e ganhou calçadas em concreto, além de serviço de drenagem.

Morador da Fernão Magalhães, o comerciante Márcio Cruz agradece a passagem do programa pelo bairro:

– A vida da população melhorou muito depois do Bairro Maravilha, não tem nem comparação com o que era antes. A entrada do bairro era horrível, alagava, e hoje tudo melhorou. É difícil até de calcular o quanto ficou bom. É impagável a nossa qualidade de vida hoje em dia.

A Prefeitura investe, ainda, R$ 265 milhões em obras do Bairro Maravilha, na Zona Norte. São 15 projetos na região. Olaria, Bonsucesso, Coelho Neto, Ilha do Governador, Del Castilho, Ramos, Rocha Miranda, Madureira, Caju, Morro do Chaves, em Barros Filho, e a comunidade Eternit, em Guadalupe, estão sendo contemplados.

Morador da Rua Tupi, uma das beneficiadas pelo programa, em Ramos, o técnico em manutenção João Luiz Silva comemorou o início das obras na região, em janeiro:

– A expectativa é grande porque qualquer coisa que venha trazer benefício para o bairro, para o coletivo em geral, é boa. Às vezes a gente fica um período sem ser assistido. Então, quando isso acontece, é de grande valia. E a gente tem grande esperança para que algumas coisas sejam solucionadas. A drenagem aqui é fundamental. Vem chuva, as coisas ficam fora da conformidade, incomodam bastante. Pavimentar calçada também é muito bom, só vem a somar. No verão, fim de semana, os moradores se reúnem, a calçada funciona como uma extensão das nossas casas.

Para a pensionista Valmicleia Braga, que também mora na Tupi, o programa é sinônimo de melhoria para os moradores:

– As ruas aqui no entorno alagam, já cheguei a passar com água acima da roda do carro, tive que pegar outro caminho. É um transtorno. Tem morador que entra água em casa, nas ruas próximas ao valão. Com o Bairro Maravilha, o projeto é ter melhoria para a região.

Moradora da Rua João Silva, em Olaria, Luisa Maria Ferreira Eiras está otimista com o resultado das obras:

– A obra está correndo perfeitamente, as pessoas têm que compreender que vai fazer poeira, mas a obra está valorizando a rua. Os funcionários são educados, e agora depende também dos moradores, cada um fazendo a sua parte para o Rio de Janeiro ser o Rio de Janeiro.

Destaque em plataforma internacional sobre desenvolvimento sustentável

O Bairro Maravilha ganhou destaque na plataforma internacional Connective Cities. Um dos braços do ministério de Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, a iniciativa conecta cidades de todo o mundo que estão promovendo o desenvolvimento sustentável, através de políticas públicas. A organização internacional destaca que o programa vem fornecendo “sistemas de urbanização e infraestrutura em alguns dos bairros mais pobres da cidade, especialmente nos subúrbios”.

Para a plataforma Connective Cities, a participação direta de moradores na execução dos projetos de infraestrutura urbana é um fator crucial que permite uma gestão sustentável dos recursos, fazendo do Bairro Maravilha um caso replicável e de sucesso quando o assunto é desenvolvimento urbano responsável.